A verdade que ninguém fala sobre a BLACK FRIDAY no MERCADO LIVRE

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A Black Friday é considerada a data que mais vende no e-commerce, e neste ano de 2020 ela vem carregada de muito mais significado uma vez que estamos passando por um momento atípico e o mundo das vendas online tem ganhado cada vez mais força e muitas vezes é considerado o meio mais viável de fazer compras considerando que estamos enfrentando a pandemia do COVID-19.

Pensando nisso, muitos vendedores de marketplace já devem estar se preparando para este momento e se estruturando adequadamente para a sua demanda de vendas, afinal, as expectativas para a Black Friday deste ano são altas, porém, somente estar participando da Black Friday não determina se você irá vender.

A verdade é que a Black Friday é bastante valorizada nos Estados Unidos, afinal, o governo contribui com o incentivo fiscal, os marketplaces dão descontos na comissão e consequentemente os vendedores possuem um cenário favorável para aplicar desconto nos seus produtos. Aqui no Brasil, a história é diferente, o governo e os canais de vendas não contribuem com a data e ainda assim, os marketplaces pressionam seus vendedores para aplicar os “queridos” descontos, sem oferecer vantagens ou condições especiais para quem vende.

Para muitos vendedores a Black Friday é sinônimo de abaixar o preço, mas, eu enxergo de maneira diferente, como uma oportunidade de alavancar produtos e desencalhar mercadoria parada no estoque. Não caia na pressão do Mercado Livre, B2W ou seja qual for o seu canal de venda para entrar numa competição que não te proporciona vantagens, afinal, porque abaixar o preço de um produto que não recebe nenhum benefício de desconto na comissão do marketplace ou no incentivo fiscal do governo?

A verdade que ninguém te conta sobre a Black Friday vai muito além de somente abaixar o preço e esperar as vendas caírem do céu e aí vão algumas dicas favoráveis para o seu negócio nesta época:

Primeira dica: acredite no potencial do seu produto garanhão. O seu produto garanhão é aquele que tem vendas diárias, ele é a estrela do seu negócio e você não pode aplicar desconto e desfavorecer essa mercadoria tão preciosa. A estratégia mais importante baseia-se em aumentar o seu preço antes da Black Friday, conquistar 3 vendas e no período da data comemorativa ativar o campo “ofertas”, retornando ao valor original de venda do produto. Essa é uma estratégia violenta para mexer com o algoritmo e realizar vendas na data com maior demanda dentro do ecommerce.

A segunda dica é aplicar desconto em produtos encalhados no estoque. Todo vendedor já se deparou com o problema de investir em produtos que achava que iria vender no Mercado Livre e que no fim das contas ficou parado criando poeira no seu estoque. A Black Friday é o momento ideal para alavancar este produto e colocar dinheiro de volta no seu caixa.

Para finalizar, o momento pode ser propício para a validação de produtos, pois por mais que o seu negócio ainda não esteja estruturado o suficiente para ser inserido na Black Friday, indiretamente as vendas podem acontecer mais facilmente neste período, afinal, os consumidores estão em clima de compras e os seus produtos podem ter demandas significativas para validação, alavancando a sua conta e te preparando com experiência para a Black Friday 2021. Mas atenção: todo cuidado é pouco, realize todo um estudo de mercado, duplique seus anúncios, aplique o Padrão FIFA e analise o seu posicionamento, é importante ter cuidado com a sazonalidade para não validar um produto errado na Black Friday com a expectativa de perpetuá-lo e no fim das contas se frustrar após a data comemorativa.

No dia 1 de dezembro a Black Friday chega ao fim e com ela a de 2021 já se inicia, pois você tem um ano inteiro para validar novos produtos, posicioná-los, criar uma relação com o marketplace e seus fornecedores, criar o seu ciclo da riqueza e entender mais sobre o canal de venda em que você atua, além de tudo o que envolve o mercado e que pode ser uma oportunidade para crescer mais nos marketplaces. Tudo é aprendizado e é sempre hora de estudar, praticar, aplicar melhorias e conquistar resultados.

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Alex Moro

Alex Moro é persistente e apaixonado por comércio eletrônico, em 2007 iniciou sua jornada no Mercado Livre e nunca mais parou, quebrou 2x mesmo vendendo 2 milhões por ano, descobriu o caminho das pedras e hoje vende nos principais canais de venda aumentando seu faturamento mês a mês.

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