AUMENTANDO A CONVERSÃO COM O COMPORTAMENTO PADRÃO FIFA NO MERCADO LIVRE

Quando falo em “Padrão FIFA”, logo estou remetendo a algo de alto padrão, e para se destacar no mundo do ecommerce, é necessário que a qualidade da sua comunicação, dos seus produtos e principalmente, do seu atendimento, seja um padrão altamente elevado.

O Mercado Livre é o marketplace que deseja que os melhores vendedores estejam inseridos na sua plataforma, usufruindo dos seus serviços e se desenvolvendo constantemente, fazendo do seu ambiente a grande carreira de empreendedores, e isso é cada vez mais possível quando se sabe jogar o jogo do jeito certo.

Algumas categorias de produtos podem não ser de alto desejo para o consumidor, como por exemplo, ferramentas. Elas são o que são e geralmente os seus consumidores são mais objetivos na hora de adquiri-las no Mercado Livre. Mas existem algumas estratégias que podem fazer com que a conversão para esses tipos de produtos seja aumentada, ou até mesmo para produtos de desejo, com alta procura, podendo fazer com que as vendas sejam ainda maiores.

Uma estratégia essencial para gerar maior conversão de produtos bem desejados ou não no Mercado Livre, se baseia no Comportamento Padrão FIFA, que atua nas áreas de pré e pós-venda, fazendo com que a conversão seja aumentada por conta do atendimento de qualidade e da preocupação e auxílio dedicados ao consumidor.  

Na pré-venda, o Comportamento Padrão FIFA se resume na forma de responder às dúvidas do cliente, tudo composto de informações, disponibilidade, gatilhos mentais como o envio de brindes, a educação na forma de abordar e fazer mais que o combinado.

Se um possível cliente entra em contato para tirar dúvidas sobre determinado produto, é importante responder sempre com educação e demonstrar que o vendedor se preocupa com o consumidor e que deseja realizar a venda a fim de proporcionar mais que a aquisição de um produto, mas uma experiência positiva completa de compra. Sendo assim, responda mais que o necessário, informando a disponibilidade do produto, prazo de entrega rápida e adicionando um brinde que possa ter um baixo custo para o vendedor, mas que em contrapartida, tem um alto valor para o cliente.

Por exemplo, se o cliente pergunta se tem escada de alumínio no tamanho de 2 metros, o Comportamento Padrão FIFA se basearia em responder da seguinte forma: “Olá (nome da pessoa), obrigado pelo seu contato. Temos em nosso estoque e a pronta entrega a escada de alumínio tamanho 2m, além de outras variações como ‘x’, em material super resistente e com qualidade garantida e Nota Fiscal. Se aprovar o seu pagamento ainda hoje, até ‘x’ horas enviamos para você devidamente embalado, com alta proteção e cuidado para chegar o mais rápido possível até você. Além disso, ao finalizar o pedido hoje, te enviaremos um brinde especial. Aguardamos a sua compra. Obrigado”.

Dessa forma, mais do que responder de forma óbvia, o vendedor complementa com informações relevantes, que agregam valor ao produto e despertam mais facilmente o interesse do consumidor. Além disso, um atendimento completo como este gera mais credibilidade e confiança na decisão de compra.

Já no pós-venda, é importante abordar o cliente para receber o feedback sobre o produto adquirido, tirar dúvidas, se colocar à disposição e resolver problemas caso haja alguma reclamação.

Após a confirmação de entrega do pedido, entrar em contato com o consumidor é importante não somente para receber o feedback sobre a sua satisfação, mas também para concluir o ciclo do Comportamento Padrão FIFA, afinal, se inicialmente, durante a venda houve uma preocupação para com o cliente, ele espera que ao receber o produto, ainda seja importante para o vendedor a ponto de notar que ele ainda está à disposição.

Esse tipo de comportamento é importante não somente para aumentar a conversão e vender mais no Mercado Livre, mas fazer com que o cliente seja valorizado, gerando recorrência e avaliações positivas no marketplace. Dessa forma, todos saem ganhando, afinal, um cliente satisfeito aplica boas avaliações e comentários, fazendo com que a conta seja valorizada, contribuindo para o seu crescimento na plataforma, atingindo grandes níveis como medalha, relevância nas buscas (posicionamento), coisas que fazem o algoritmo e o vendedor, felizes.

ALEX MORO

Alex Moro é persistente e apaixonado por comércio eletrônico, em 2007 iniciou sua jornada no Mercado Livre e nunca mais parou, quebrou 2x mesmo vendendo 2 milhões por ano, descobriu o caminho das pedras e hoje vende nos principais canais de venda aumentando seu faturamento mês a mês.

Efeito Empreendedor © 2017 · 2020.
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