Como SABER se o MERCADO LIVRE é CONFIÁVEL ou NÃO? (COMPRA e VENDA)

COMPARTILHE EM:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Atualmente o Mercado Livre é empresa mais valiosa da América Latina segundo dados da Economática, avaliada em US$ 60.644.147 e ultrapassando grandes empresas como a Vale, a Petrobrás e grandes bancos. Sabendo disso, ainda assim, muitos compradores e até possíveis vendedores ainda têm medo de comprar ou vender neste marketplace tão poderoso.

Por se tratar de uma plataforma que ainda aceita vendedores informais, começando de casa e sem necessidade de formalização, utilizando CPF para vender, muitas pessoas têm receio de comprar através da plataforma do Mercado Livre, o que particularmente, é a maior bobagem, afinal, não é atoa que o Mercado Livre é a empresa mais valiosa da América Latina, se ela possui toda essa valorização, é porque ela gera segurança para quem compra e para quem vende. Além disso, começar a vender na plataforma com os requisitos atuais de informalidade, é uma grande oportunidade para se tornar um vendedor e começar a construir um negócio neste grandioso marketplace.

Para início de conversa, vamos fazer uma análise fácil de compreender: o Mercado Livre é como se fosse um shopping, só que no mundo virtual. No caso dos shoppings físicos, eles são responsáveis pelos produtos vendidos em cada loja que vende no estabelecimento, juridicamente falando, é de responsabilidade do shopping arcar com qualquer adversidade que houver com os produtos e lojas inseridos no seu espaço. Afinal, o shopping usufrui dos aluguéis e bônus dessas lojas e consequentemente precisam arcar e se responsabilizar por tudo o que é exposto no seu espaço. Logo, virtualmente falando, no Mercado Livre funciona da mesma forma, desde que o comprador e vendedor sigam as regras do marketplace.

Para garantir mais segurança na hora de COMPRAR, é importante que o comprador avalie alguns requisitos para se certificar de que é seguro adquirir um produto de determinados vendedores no Mercado Livre:

  • Ao clicar na página de anúncio do vendedor, é possível conhecer as suas informações e verificar as suas experiências de venda, atendimento, tudo através das suas avaliações e do seu termômetro, indicando inclusive a sua reputação. A medalha de MercadoLíder significa que o vendedor é um dos melhores do site, é um indicativo de que ele possui credibilidade suficiente para te vender um produto seguro e sem possíveis golpes;

  • Verifique sempre a reputação do seu vendedor. Atualmente, com a possibilidade de ingressar no Mercado Livre como Pessoa Física, é normal que o vendedor ainda não possua medalha por estar começando, isso significa que o produto pode não ter Nota Fiscal e que em caso de processos e adversidades, fica inviável recorrer sobre esta situação. Mas é sempre válido comprar de um vendedor que não possui medalha quando a oportunidade de compra é vantajosa, porém, é sempre extremamente importante realizar a compra utilizando os serviços do Mercado Livre e tendo garantia de segurança da plataforma;

  • Confira sempre os meios de pagamento e opte pelos vendedores que utilizam o Mercado Pago, assim, o Mercado Livre se responsabiliza pelas suas compras e as desventuras que possam acontecer;

  • O Mercado Livre não se responsabiliza se você realizar pagamentos por fora do site, ou seja, não tente fazer “esqueminhas” com o vendedor, não solicite descontos e condições especiais que te obrigam a migrar para fora da plataforma, pois, desta forma, você como comprador fica exposto a possibilidade de golpes e enganações e o marketplace não poderá te ajudar nestas condições;

  • Quando algum problema acontecer com a sua compra, resolva tudo diretamente na plataforma do Mercado Livre, entre em um consenso com o vendedor e se for o caso, com o próprio Mercado Livre. Tudo fica registrado e te assegura sobre qualquer problema.


O Mercado Livre tem também a categoria de produtos intangíveis como carros, motos, imóveis e serviços, desta forma, o modo de anunciar é diferente, fazendo com que o comprador negocie diretamente com o vendedor e nestes casos, não é de responsabilidade do marketplace assegurar nada ao comprador.

Falando de segurança para os vendedores, o Mercado Livre também tem os seus métodos para poupar os vendedores de possíveis golpes por parte dos compradores:

  • O vendedor tem todo o respaldo do Mercado Livre se utilizar os seus serviços, ou seja, assim como há a segurança de compra utilizando os métodos oferecidos pela plataforma, também há a segurança na venda em caso de haver algum comprador “espertinho”. Sendo assim, realize todas as negociações por intermédio do marketplace;

  • Utilize os serviços da plataforma como Mercado Envios, Fulfillment, Mercado Coleta e afins para estar devidamente respaldado pelo marketplace no caso de acontecer algum tipo de golpe por parte do comprador através dos seus direitos, como por exemplo, devolver um produto diferente do comprado dentro do prazo de 7 dias. Você já ouviu falar sobre casos de vendedores que venderam um Iphone e na devolução, o cliente enviou uma pedra? Nestes casos, se você utiliza os serviços do Mercado Livre, ele te assegura e devolve o seu dinheiro sem haver prejuízos para o vendedor.


O grande segredo é ter sempre um bom relacionamento com a plataforma e se garantir através dos seus serviços, ou seja, utilize sempre os serviços do Mercado Livre, seja como vendedor ou comprador, realize reclamações diretamente no maketplace caso haja algo errado para garantir os seus direitos. Jamais aceite realizar compra e venda por fora da plataforma para não tomar prejuízo e cair no golpe de pessoas mal intencionadas.

No caso de vendedores, sempre que houver algum tipo de reclamação, troca de produto ou devolução na sua conta, fique feliz, parabenize-se, pois isso é sinônimo de crescimento. O que faz a sua conta se desenvolver diz respeito às atitudes que você toma através desses acontecimentos.

E vale lembrar sempre: a empresa mais valiosa da América Latina não somente é segura como competente. Portanto, ingresse sem medo no Mercado Livre seja como vendedor ou comprador. Seguindo as regras e diretrizes corretamente, não há como cair na malícia.

Deixe um comentário

Alex Moro

Alex Moro é persistente e apaixonado por comércio eletrônico, em 2007 iniciou sua jornada no Mercado Livre e nunca mais parou, quebrou 2x mesmo vendendo 2 milhões por ano, descobriu o caminho das pedras e hoje vende nos principais canais de venda aumentando seu faturamento mês a mês.

Post's recentes

Efeito Empreendedor Treinamentos Ltda © 2017 · 2021
Todos os direitos reservados | by TWM Digital

Av. Visconde do Embare, 230 - Valongo- Santos/SP
CNPJ 29.387.713/0001-31

Efeito Empreendedor Treinamentos Ltda
© 2017 · 2021
Todos os direitos reservados
by TWM Digital

Av. Visconde do Embare, 230
Valongo- Santos/SP
CNPJ 29.387.713/0001-31