Estoque parado – Alerta Perigo!

Produto parado no estoque é sinônimo de dinheiro parado.
Existe uma doença que mata centenas de empresários no ramo do e-commerce, e ela é nada mais nada menos que a doença do estoque. Você já parou para pensar na sua estratégia de compra na hora de anunciar um produto no marketplace? Muitos vendedores caem nas ciladas do “achismo” ou são “seduzidos” por produtos inovadores ou até mesmo pela lábia do seu fornecedor, sem haver a real necessidade de realizar a compra do produto, ou pelo menos, a compra em larga escala.


Esta situação já aconteceu comigo nos meus primeiros anos como empreendedor, afinal, nada melhor que ir comprar produtos para vender, com foco no dinheiro e no lucro possivelmente proporcionado e se deparar com uma infinidade de possibilidades de venda. Sempre que havia a necessidade de repor o meu estoque semanal, eu voltava para a empresa com um novo tipo de produto para incluir no meu estoque, sem saber que o achismo não é sinônimo de certeza e muito menos de venda. Eis que surgiram os primeiros sintomas da minha doença do estoque, até me dar conta de que o dinheiro que havia na empresa estava totalmente aplicado em produtos encalhados no estoque, correspondendo a mais de R$100mil reais de mercadoria estagnada.


Comprar produtos sem ter um parâmetro é um dos erros mais graves que um vendedor pode cometer, afinal, é importante entender como o produto desempenha no canal de venda, mensurar o seu público, além de identificar o seu fluxo de demanda. Portanto, antes de sair por aí comprando todo tipo de produto que você supõe que vá haver venda, é preciso agir com estratégia, anunciar em pequenas remessas e com segurança para que o produto seja validado e assim haja uma constância de venda no marketplace.


Quando uma situação de estoque encalhado acontecer, é importante que seja realizada uma análise para descobrir as possíveis causas deste acontecimento. Existem “N” motivos para que um produto perca a sua força de venda no marketplace, muitos concorrentes novos surgem no mercado constantemente e eles podem estar de olho na sua conta e aplicar estratégias que façam com que saiam na frente, oferecer bônus e condições mais vantajosas, o seu produto pode não ser mais tão interessante para a época e considerado até como sazonal ou alguns fatores da sua conta podem estar prejudicando o algoritmo do Mercado Livre ou seja qual for o seu canal de venda. Por isso, não adianta apenas copiar o anúncio do seu concorrente e esperar que as vendas caiam do céu, é preciso aplicar ajustes e melhorias constantemente para que a sua conta seja aquecida e movimentada beneficamente.


Muitas são as soluções que podem ser aplicadas para que o seu estoque não fique parado e uma delas é a contratação de um Sistema ERP, como o Bling, que gerencia o seu estoque através das informações que você alimenta e através delas adquire a visão financeira do seu estoque, podendo haver um controle mais eficiente e que contribua para que a sua empresa não seja afetada negativamente por possíveis vendas encalhadas.
Existe um parâmetro pelo qual é possível mensurar que o seu estoque possui o dano de mercadoria parada, estipule um prazo de 2 meses, atingindo esta métrica, o seu estoque pode ser considerado danoso, onde os produtos já podem apresentar características maléficas, principalmente quando há prazo de validade. A vantagem do sistema é justamente corrigir esses possíveis erros e evitar prejuízos.


Para não perder ainda mais dinheiro, você precisa queimar a sua mercadoria parada com algumas estratégias, uma delas é avaliar o valor do seu produto na concorrência do Mercado Livre e anuncia-lo a preço de custo. Ainda que não haja vendas, abaixe 10% do seu valor para que haja uma saída rápida e você possa recuperar o que for possível. Outra estratégia quando o produto não vende mesmo sendo mais barato no marketplace, é anunciar no Facebook e OLX, dessa forma, com um público mais aquecido e uma possibilidade de margem de lucro mais vantajosa, você consegue queimar a sua mercadoria mais rapidamente.


Agora você sabe, estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. A partir deste aprendizado, sempre que você for comprar produtos utilize métricas, observe as suas reais necessidades, tenha produtos validados no seu canal de venda. Se você utiliza algum sistema de projeção de estoque como a Tray ou o Bling, analise-os e identifique exatamente o que é necessário comprar/repor.


Hoje para crescer vendendo nos marketplaces é preciso estar munido de muito conhecimento, estratégia e melhorias constantes. Utilize a inteligência a favor do seu negócio. Entenda sempre o quanto é importante ter um estoque saudável e que agregue nas suas vendas. Uma empresa saudável precisa de um estoque saudável. E mais do que isso, precisa de um vendedor que pensa com cabeça de gestor e compreende a hora certa de driblar as adversidades e aplicar as melhorias que o seu negócio merece e necessita para crescer.

ALEX MORO

Alex Moro é persistente e apaixonado por comércio eletrônico, em 2007 iniciou sua jornada no Mercado Livre e nunca mais parou, quebrou 2x mesmo vendendo 2 milhões por ano, descobriu o caminho das pedras e hoje vende nos principais canais de venda aumentando seu faturamento mês a mês.

Efeito Empreendedor © 2017 · 2020.
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