Marketplaces

O Algoritmo do Mercado Livre é um Vídeo Game

Você tem paciência para jogar vídeo game?

No jogo, quando morre e dá game over, você consegue começar de novo?

Estou te fazendo estas perguntas, porque neste artigo vou explicar como funciona o Mercado Livre e outros marketplaces e logo entenderá a analogia.

Mas antes, falarei um pouco sobre mim. Comecei a empreender na Internet em 2008, realizando vendas no Mercado Livre. Apenas quatro anos depois, já faturando R$ 2 milhões por ano, eu quebrei pela segunda vez

Mas não desisti do ecommerce, pelo contrário, continuei porque entendia que era uma área com grande oportunidade.

Contudo, é preciso aprender a usar as chances que as vendas na internet proporcionam. Nas próximas linhas, irei te explicar como funciona este jogo. Também darei algumas dicas para conter a ansiedade e trabalhar certo.

Constantemente recebo mensagens de pessoas que afirmam que nada acontece em seus ecommerces. Muitos dizem que colocam produtos e ninguém vê.

O principal conselho que dou para quem passa por isso e também para quem está iniciando no marketplace é: fique tranquilo.

Primeiro, é preciso entrar no jogo, lembrando que este jogo não é de entretenimento e sim da vida real.

Nele, é necessário escolher um caminho para seguir. Se esta trilha não der certo, volte sem medo e escolha um novo trajeto. Quando o movimento que fizer der resultado, avance um pouco mais.

Faço esta relação, porque o Mercado Livre é como um vídeo game. É preciso seguir level a level e isso acaba desencadeando muita ansiedade em algumas pessoas.

A boa notícia é que, baseado em minha experiência, posso explicar como o algoritmo do Mercado Livre funciona. Se a plataforma enxerga que uma pessoa é nova ali, com menos de 10 vendas, mas realizou um bom atendimento e não possui reclamação, logo ele vai entregando mais vendas.

Porém, tudo isso depende de outros fatores, como o produto que está sendo oferecido, o preço, o anúncio, o mercado, a categoria, a demanda e entre outros aspectos.

Suponhamos que o algoritmo entenda que a pessoa está vendendo, isso fará com que as suas vendas cresçam. Funciona assim: ela começa fazendo uma venda por mês, depois uma venda por semana até chegar a uma venda diária. Foi assim que aconteceu com o Matheus e o Cleo, da Duda Store. No início, eles não passavam de uma venda por dia. Celebraram quando conseguiram  fazer duas vendas diárias, até que em julho de 2019 alcançaram 100 vendas num único dia.

É preciso entender que o algoritmo vai entregando vendas conforme você é capaz, à medida que for passando de level.  Não posso te dar um passo a passo para vender mais, porque não existe um, mas posso te mostrar os caminhos. Minha proposta é oferecer conceitos para que você pense na estrada que vai percorrer.

Se começou fazendo uma venda por dia e logo passou a comercializar dia sim, dia não, o Mercado Livre entende que você está atendendo bem o seu cliente, no prazo determinado e que não tem reclamação. Isso fará com que ele lhe entregue mais vendas.

Esta é a oportunidade para que engate a engrenagem das vendas. Engatou? Então precisa manter a engrenagem e para isso será imprescindível realizar mais ações.

Sugiro que coloque mais produtos para vender, faça comunicações diferentes dos produtos; invista em campanha de publicidade; também em Facebook Ads, que traz mais tráfego e ajuda a conseguir vender mais. Esta é uma forma do Mercado Livre entender que você é capaz.

Mas, é importante saber que este é um trabalho de longo prazo.

Entenda que principalmente o Mercado Livre é igual vídeo game. Nele, é level a level e pode dar game over. Se isso acontecer, é só voltar para a fase inicial e começar de novo.

Algumas pessoas não têm combustível para recomeçar, mas eu tenho. Tanto que já recomecei algumas vezes. Posso afirmar que não é fácil, mas é possível.

Você precisa acreditar que vai chegar lá. Se entendeu o jogo, tenho certeza de que vai chegar lá e fará o que for necessário para isso. Irá trocar o produto, mudar a sua comunicação, alterar o anúncio, tentar de novo e vai esperar. Se entender que é necessário, vai para a OLX ou para o Facebook, enquanto as vendas não engatam no Mercado Livre.

Essa sacada tive há alguns anos e precisei compartilhar com vocês, para que possamos jogar esse jogo juntos, avançando level a level.

Veja as 3 técnicas que uso para faturar mais de 500 mil reais somente no Mercado Livre

Download Grátis!
100% livre de spam.