Novo marketplace na área – Shopee

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Todo dia um marketplace novo aparece no mercado para conquistar o seu espaço em busca de bons vendedores. Recentemente, o Shopee chegou ao Brasil e tem adquirido destaque no ecommerce, abrindo as portas cada vez mais para as oportunidades.
O Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico e foi lançado em 2015 em Singapura e gradativamente expandiu seu alcance para algumas regiões da Ásia até chegar atualmente no Brasil, país pioneiro a explorar a plataforma fora das redondezas asiáticas.


Em mais de uma década que tenho de experiência com o ecommerce, nunca foi visto um marketplace surgir com tanta potência no mercado, caindo no gosto dos vendedores uma vez que ele ainda não cobra comissão e frete sobre as suas vendas.
A plataforma se parece atualmente com o Mercado Livre em suas primeiras versões e qualquer pessoa física consegue se cadastrar e iniciar a sua jornada neste canal. Mas, todo cuidado é pouco, comece pouco a pouco na plataforma, entendendo a sua performance e como se joga o jogo em algo tão novo e desconhecido até o momento. É importante que você arrisque na plataforma quando tiver sua conta consolidada no Mercado Livre, levando uma parcela mínima dos seus produtos para aquecer as vendas. É importante você se estabilizar e ter um comportamento adequado no Mercado Livre e nos demais canais em que atua, para posteriormente investir neste novo canal.


Um dos grandes problemas na plataforma já que tudo é mais “acessível” ao ingressar, como por exemplo, a isenção da emissão de nota fiscal dos produtos, as portas se abrem para a comercialização de produtos ilegais, como a pirataria, coisas que aconteciam antigamente no Mercado Livre e que está cessando mais e mais através das regras e punições.

É importante que para iniciar na plataforma você comece do jeito certo, afinal, tudo reflete no seu desempenho e estar de acordo com a lei e com o que é correto é extremamente importante e dita o seu futuro no ecommerce. Quando você arrisca em algo que não é certo e promissor, você está construindo um negócio na areia, portanto, tenha atitudes adequadas de um vendedor que deseja construir o seu negócio na rocha e conquistar o seu verdadeiro império através das vendas online.


Para você vendedor que ainda não conhece a plataforma, vou relatar um pouco sobre a minha recente experiência. Das 180 variáveis de produtos que possuo nas minhas contas em diversos marketplaces, escolhi 6 para iniciar na plataforma e constantemente analisei o seu desempenho, aplicando um preço competitivo, com desconto, uma vez que o Shopee não cobra frete e comissão. E tendo uma experiência considerável de mais de 12 anos vendendo nos marketplaces, ataquei a concorrência com fundamentos, ou seja, o famoso Padrão FIFA de Anúncios. Com uma foto de qualidade, campo semântico, descrição e características completas, é possível sair na frente em grande estilo. Além disso, para quem tem produtos anunciados no Mercado Livre, o Shopee puxa todos os seus anúncios da plataforma.


Algumas estratégias de algoritmo estão sendo estudadas para que eu possa te apresentar resultados concretos e possamos crescer juntos na plataforma, por isso, atualmente estou intercalando o meu chapéu de gestor, vendedor e cientista, para entender o algoritmo, realizando uma pesquisa reversa dos meus resultados e entendendo como funciona o robô dessa plataforma tão nova e poderosa.


Tudo o que é novo, é arriscado. É importante que todo vendedor tenha cautela e muita análise. Por enquanto o vento está para todos, com facilidade de ingressar, isenção da emissão de nota fiscal, comissão e frete, mas fique atento, tudo pode mudar e de uma hora para outra, toda informação contida neste artigo pode mudar, afinal, quanto mais vendedores ingressarem na plataforma, mais mudanças podem acontecer na mesma, assim como no Mercado Livre e diversos canais de vendas. Tudo muda constantemente e quando se é empreendedor, é preciso estar disposto a encarar essas mudanças, se adaptar e extrair o seu melhor.

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Alex Moro

Alex Moro é persistente e apaixonado por comércio eletrônico, em 2007 iniciou sua jornada no Mercado Livre e nunca mais parou, quebrou 2x mesmo vendendo 2 milhões por ano, descobriu o caminho das pedras e hoje vende nos principais canais de venda aumentando seu faturamento mês a mês.

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